Aconteceu na tarde da última segunda-feira (15), mais uma reunião on-line da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE). Membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) discutiram sobre a tipologia dos leitos da Rede COVID-19 e seu posterior gerenciamento, seja por meio da Central de Regulação Estadual ou por meio da Regional, mediante fechamento da redação de uma minuta de Resolução CIB que aprova a tipologia dos leitos e a sua regulação para o enfrentamento dos efeitos da epidemia por SARS-COV-2 no Estado. A minuta, em construção, foi objeto de discussão em reuniões da Câmara Técnica CIB e da Diretoria Executiva Ampliada do COSEMS/PE, que sugeriu alterações.

Antes da reunião, a SES/PE havia encaminhado, ao COSEMS/PE, duas minutas para apreciação: uma sobre tipologia e outra sobre a regulação dos leitos COVID-19. O COSEMS/PE, então, fez uma contra-proposta de redação do material unido as duas minutas em uma só e acrescentando elementos que não constavam. Além das fontes de financiamento dos leitos por meio de portarias ministeriais, o COSEMS destaca os recursos estaduais relacionados a uma portaria da SES referente à Rede Privada Complementar para tratamento da COVID-19. Quanto à regulação, o COSEMS/PE defende que os leitos de maior complexidade sejam regulados de forma compartilhada juntamente ao Estado, como foi acordado em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR).

De modo que, ainda, não se obteve consenso, os assuntos continuam em estudo para serem discutidos em uma nova reunião on-line, agendada para amanhã (17).