Na tarde da última terça-feira (23), foi realizada mais uma reunião via web, em caráter extraordinário, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) discutiram sobre o Ofício Circular nº57/2021/SVS/MS de 13 de março, que traz novas orientações sobre a vacinação do grupo prioritário dos trabalhadores da Saúde.

O documento informa que “considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais”. Estão inclusos, ainda, “os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios”.

Houve consenso e deliberação que a orientação contida no referido ofício circular do Ministério da Saúde seja praticada na aplicação prioritária da vacina nos trabalhadores de saúde nas gestões estadual e municipais em Pernambuco, possibilitando assim intensificar a vacinação nos idosos.

Diante do andamento da vacinação da população idosa e da diminuição de casos de internação deste grupo, foi pactuada a intensificação do processo de vacinação dos idosos, no Estado, não devendo haver contingenciamento de vacinas para a 2ª dose, considerando que há garantia dada pelo Ministério da Saúde de novo fornecimento das mesmas em quantidade adequada para completar a imunização dos que tenham recebido a primeira dose. A pactuação será registrada em Resolução CIB. 

A SES sugere celeridade no processo de vacinação anunciando a chegada de mais de um milhão de seringas e agulhas, nos próximos dias. Outro informe anunciado foi o do início da utilização dos sistemas Painel do Estado e Localiza SUS, que facilitam a visualização dos avanços da meta vacinal. Para isso, será necessário que os municípios se esforcem para o preenchimento dos dados, diariamente.

Em tempo, a campanha de vacinação contra a Influenza está prevista para iniciar no dia 12 de abril indo até 9 de julho com prioridade inicial para a imunização das crianças.