Representantes da rede pública e privada de Saúde estiveram reunidos, na manhã da última quinta-feira (30), na sede da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) para uma primeira discussão sobre os cuidados, publicados pelo Ministério da Saúde (MS), a serem tomados em ocasião de infecção do novo Coronavírus. O presidente do COSEMS/PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima, e Artur Amorim, primeiro suplente da Diretoria Executiva do Conselho, estiveram presentes na reunião juntamente a membros de outras instituições, a exemplo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), do Hospital Oswaldo Cruz, do Sindicato dos Hospitais, do Hospital Correia Picanço, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Prefeitura do Recife e da SES/PE.

Foto: Miva Filho/SES-PE

“Esta foi uma primeira reunião de contato de outras que virão a acontecer com a finalidade de estarmos preparados para receber algum caso suspeito. Então, discutimos alguns alinhamentos de referência e orientações tanto para os municípios quanto para os serviços. Nós formamos um grupo para discutir o assunto e a proposta, a princípio, é a de que ocorram reuniões semanais, depender do comportamento epidemiológico entre casos suspeitos que venham surgir ”, explica Artur Amorim.

Foto: Miva Filho/SES-PE

A SES/PE anunciou que irá publicar o primeiro boletim epidemiológico sobre o Coronavírus para os municípios acompanharem. Na próxima sexta-feira (7), haverá outra reunião com representantes de municípios da RMR, como Olinda, Jaboatão, Paulista e Ipojuca. O envolvimento desses outros municípios da região metropolitana deverá se dar pela possibilidade efetiva da recepção dos primeiros casos suspeitos. Na oportunidade, também deverão ser discutidas ações para o período carnavalesco.