Na manhã desta terça-feira (20), o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE), José Edson de Souza, participou do Webinário “Como diagnosticar e tratar Insuficiência Cardíaca na Atenção Primária”, evento online realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Entre os conteúdos abordados, estavam o autocuidado do paciente com Insuficiência Cardíaca em tempos de pandemia, o papel da literacia em saúde e da enfermagem junto ao paciente e família, e a gestão e o cuidado com esse paciente. Participaram, também, como debatedores, o médico cardiologista, pesquisador e professor titular de Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, dr. Francisco Saraiva, o Especialista em Medicina de Urgência pela Associação Médica Brasileira – SP, dr. Evandro Tinoco, e a enfermeira na Unidade de Cuidados Coronarianos no Hospital de Clínicas (HCPA) de Porto Alegre/RS, Enfermeira dos Ambulatórios de Cardiopatia Isquêmica e de Insuficiência Cardíaca do HCPA e Preceptora da Residencia Integrada Multiprofissional, Simoni Pokorski.

A atividade online teve por principal objetivo promover a educação médica continuada na qualificação dos profissionais que trabalham na atenção primária.