A oficina Entendendo o SIOPS como uma ferramenta de gestão, uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), da Superintendência do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), encerrou na tarde da última sexta-feira (16). O Módulo II do treinamento, que contou com as palestrantes Carla Cavalcanti e Célia Lima, membros da equipe gestora SIOPS/DESID/SE/MS, teve 4 dias de duração e recebeu mais de 200 participantes, entre técnicos de Planejamento e do Fundo Municipal de Saúde dos municípios das quatro Macrorregiões pernambucanas.

Entre os pontos abordados, foram esclarecidas as dúvidas mais frequentes sobre o sistema, recebidas em grupos e outros canais de atendimento. O SIOPS é um sistema de registro eletrônico centralizado das informações de Saúde que contém seis módulos bimestrais. Para que sua estrutura fosse entendida, foi apresentada toda a legislação que a embasa, assim como as penalidades previstas para quem não alimenta o Sistema, uma ação obrigatória. Outros detalhes sobre o manuseio da plataforma foram repassados, detalhadamente, a exemplo de como alterar o responsável pelo envio de dados, análise da planilha de despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde, um passo a passo de como acessar no site, instrumentos de planejamento da Saúde, despesa orçamentária e fonte de recursos.

“Muito boa a apresentação de hoje. Agradecer a disponibilidade de Célia e parabenizar o excelente e didático repasse das informações. Acredito que foi uma ótima oportunidade, especialmente para os profissionais que estão iniciando”, diz Camila Sihler, assessora técnica do COSEMS-PE. “Valorizo o planejamento que, para mim, é a alma do negócio. Quando pensamos esta oficina, foi com objetivos claros: repassar informações gerais sobre o SIOPS linkando com planejamento e outras informações para mostrar o quanto essa ferramenta é importante para a gestão. No II Módulo, ter uma proximidade tela a tela com os profissionais do planejamento e do fundo municipal de saúde para darmos um pontapé inicial na necessidade imensa de que as portas da gestão sejam abertas, ou seja, que o planejamento possa interagir com todas as áreas e, principalmente, com o financeiro. O planejamento mostra a potencialidade de estruturação e organização das secretarias municipais de Saúde para utilizar os recursos da melhor forma possível”, diz Cristina Paulino, assessora técnica do COSEMS-PE.

“Agradeço a oportunidade, a experiência com vocês foi muito boa. Espero que as informações possam ser colocadas em prática. Essas ferramentas são uma forma de transmitir a informação. Que tenhamos outras oportunidades no presencial, futuramente”, diz Célia Lima.

Confira a apresentação do II Módulo da oficina:

Confira o vídeo do Módulo II: