Trinta e cinco municípios pernambucanos ainda não fizeram contato prévio com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que apóia a parceria do Ministério da Saúde (MS) com o Ministério das Comunicações (MCOM) para levar conectividade às Unidades de Saúde da Família (USF) da Atenção Primária (APS). Para acompanhar a instalação da internet nas unidades de saúde contempladas, é necessário que os gestores municipais indiquem um técnico da Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) criou um formulário para coleta do contato dessas indicações, porém alguns municípios não retornaram os contatos realizados pela RNP. 

O projeto vai contratar serviço de internet para até 16 mil estabelecimentos. As propostas das empresas que vão fornecer o serviço de conexão à internet estão sendo homologadas em blocos conforme a avaliação do Datasus/MS e publicadas, tanto portal aps.saude.gov.br quanto no próprio site da RNP.

Dessa forma, é importante que o gestor municipal responda aos campos abaixo e indique os responsáveis para contato prévio da RNP. Esses responsáveis devem capazes de responder à RNP sobre o status de conexão atual de cada USF e ser o contato municipal da(s) empresa(s) contemplada(s) para dar início a instalação do serviço. Os indicados pelo gestor para acompanhar não precisam ser da área de tecnologia.

Alertamos os seguintes municípios: Água Preta, Araçoiaba, Bom Jardim, Buíque, Calumbi, Carnaíba, Casinhas, Chã Grande, Condado, Correntes, Escada, Feira Nova, Gameleira, Ibimirim, Iguaracy, Itaíba, Itambé, Jatobá, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lajedo, Maraial, Palmares, Paranatama, Pedra, Petrolândia, Quipapá, Sanharó, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Triunfo e Vitória de Santo Antão.

Atenção: esse formulário é apenas para aqueles municípios contemplados no projeto de conectividade que a RNP ainda não conseguiu contato.

Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKAOwhNbAldAfTjiXKBJCYF5icN4G4A7MGYkFhxxT6AdIC7g/viewform

Dúvidas gerais do projeto: https://www.rnp.br/sobre/contato  

Dúvidas sobre este formulário: aps@saude.gov.br

Mais informações do projeto: https://aps.saude.gov.br/ape/informatizaaps/conectividade

Fonte: Ministério da Saúde