Na tarde da última quinta-feira (24), a secretária de Saúde do município pernambucano de Ingazeira participou da reunião da Comissão Intergestores Tripartite, que ocorreu em Brasília. Lá, ela recebeu um certificado pelo reconhecimento do resultado, no 3º trimestre de 2020, dos indicadores de desempenho das equipes de Saúde da Família e Atenção Primária (ESF e EAP). Ingazeira alcançou o Indicador Sintético Final (ISF) de 9,07, sendo a numeração mais alta entre os três primeiros municípios destacados.

A ação tem o intuito de reconhecer o trabalho dos profissionais de Saúde da gestão municipal no âmbito da Atenção Básica pela expansão da Atenção Básica (AB) e melhoria dos indicadores ao longo dos anos de 2019 e 2020, sendo parte de um conjunto de ações de reconhecimento para os municípios que priorizam a Atenção Básica nos territórios, em especial, a Estratégia de Saúde da Família.  

Os certificados serão entregues aos gestores dos municípios nas reuniões ordinárias da CIT, visando dar destaque ao trabalho de fortalecimento da AB e reconhecer o esforço dos profissionais de Saúde em todo país que, mesmo em um cenário de pandemia, trabalham na melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o papel da AB como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de Saúde.

“Nós parabenizamos o município de Ingazeira por contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária, uma conquista importante para o estado de Pernambuco”, diz o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), José Edson de Souza.

No terceiro quadrimestre de 2020, Ingazeira avançou nos seguintes pontos:

– proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; 
– proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 
– proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
– cobertura de exame citopatológico;  
– cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; 
– percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e 
– percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.