No próximo dia 24 de junho, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o município pernambucano de Ingazeira vai receber um certificado emitido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O reconhecimento é fornecido pelo resultado, no 3º trimestre de 2020, dos indicadores de desempenho das equipes de Saúde da Família e Atenção Primária (ESF e EAP). Ingazeira alcançou o Indicador Sintético Final (ISF) de 9,07, sendo a numeração mais alta entre os três primeiros municípios a serem destacados.

A ação tem o intuito de reconhecer o trabalho dos profissionais de Saúde da gestão municipal no âmbito da Atenção Básica pela expansão da Atenção Básica (AB) e melhoria dos indicadores ao longo dos anos de 2019 e 2020, sendo parte de um conjunto de ações de reconhecimento para os municípios que priorizam a Atenção Básica nos territórios, em especial, a Estratégia de Saúde da Família.  

Os certificados serão entregues aos gestores dos municípios nas reuniões ordinárias da CIT, visando dar destaque ao trabalho de fortalecimento da AB e reconhecer o esforço dos profissionais de Saúde em todo país que, mesmo em um cenário de pandemia, trabalham na melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o papel da AB como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de Saúde.

“O município de Ingazeira optou por trabalhar com o  Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) que foi instalado nas Unidades Básicas de Saúde. Todas as informações clínicas e administrativas ficam armazenadas no contexto da Unidade Básica de Saúde. Todos os profissionais de Saúde foram treinados para digitalizar suas ações no software. O monitoramento com todas as equipes de Saúde é realizado mensalmente e diariamente eles estão articulando a melhor forma de resolução das dificuldades encontradas através de grupos no WhatsApp para melhorar o processo de trabalho”, explica Maria José Bezerra, secretária de Saúde de Ingazeira.

No terceiro quadrimestre de 2020, Ingazeira avançou nos seguintes pontos:

– proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; 
– proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 
– proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
– cobertura de exame citopatológico;  
– cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; 
– percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e 
– percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Confira a entrevista realizada com a gestora do município: