Na tarde da última segunda-feira (25), foi realizada mais uma plenária da Comissão Intergestores Bipartite em caráter extraordinário. A reunião aconteceu via web, foi aberta a todos os secretários municipais de Saúde do Estado e teve a participação do promotor do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública de Pernambuco. A pauta referiu-se ao novo lote de vacinas proveniente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) através da farmacêutica AstraZeneca.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Programa Nacional de Imunização recebeu dois milhões de doses da vacina de Oxford. Dessas, 5% foram destinadas ao Amazonas. Pernambuco receberá cerca de 84 mil doses deste lote. Cerca de 4 mil doses ficará sob administração do Estado como reserva para idosos recém ingressos nas instituições de saúde de longa permanência e para necessidades de possíveis ajustes ou reposições para os municípios. Já sobre a Coronavac, a previsão é a de que Pernambuco receba mais 38.400 doses. 

A respeito do formato de utilização dessas doses no Estado, foi pactuada o uso da Coronavac, prioritariamente, ao grupo de trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19. Ao considerar a realidade epidemiológica de Pernambuco, onde a maior porcentagem de mortalidade por Covid-19 apresenta-se atingindo a população idosa, pactuou-se que as doses da vacina da AstraZeneca seriam, prioritariamente, destinadas aos maiores de 85 anos e mais.

Após a pactuação, houve um momento de esclarecimento de dúvidas e orientações para os gestores.