A Diretoria Executiva Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) reuniu-se, em uma sala web, na noite da última terça-feira (08) para alinhamento das propostas a serem discutidas na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), mediante pesquisas e discussões prévias da Câmara Técnica CIB-PE.

Entre os pontos discutidos estavam a mudança do perfil epidemiológico dos casos internados, graves e letais de COVID-19, a ocupação proporcional dos leitos por faixa etária, a prevalência de doenças crônicas, a exemplo de hipertensão arterial  e diabetes, entre pessoas de 40 anos e a necessidade de dar celeridade à cobertura de vacinação.

Confira a proposta na íntegra:

1. Dar prioridade na operacionalização das vacinas contra Covid 19 a serem recebidas do Ministério da Saúde ao critério da faixa etária, ampliando ao máximo possível, obedecendo à sequência da população de maior para a de menor idade, até atingir 18 anos.

2. Manter em paralelo, a vacinação dos grupos prioritários definidos em Resoluções CIB anteriores, não devendo haver a inclusão de novos grupos prioritários que não constem no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO).

3. Identificar e realizar a aplicação da 2ª dose na população que não tem comparecido aos serviços de vacinação;

4. O estoque de vacinas deve ser mantido exclusivamente para garantir a segunda dose.

5. Intensificar as ações de educação em saúde valorizando a importância do isolamento social, o uso correto de máscaras, higienização de mãos com água e sabão e/ou uso de álcool a 70%.