O COSEMS-PE realiza, no dia 1º de abril, a abertura da Oficina Entendendo o SIOPS como ferramenta de gestão. Serão cinco eventos on-line destinados aos técnicos de Planejamento e do Fundo Municipal de Saúde de cada município. O conselho receberá duas palestrantes que são membros da equipe gestora do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), no Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID) da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (MS):

Carla Emília Costa Cavalcanti: possui graduação em Enfermagem e Direito. Especialista em Economia da Saúde. Desde 2013 faz parte da equipe gestora SIOPS/DESID/SE/MS atuando  no suporte aos usuários e nos processos de capacitação.

Celia Rodrigues Lima: possui graduação em Ciências Contábeis. Especialista em controladoria, auditoria e perícia contábil, docência do ensino superior e monitoramento e avaliação em saúde. Desde 2013 faz parte da equipe gestora SIOPS/DESID/SE/MS atuando  na elaboração de regras, testes, suporte aos usuários e nos processos de capacitação; é professora universitária.

A oficina tratará de assuntos como legislação, prazos, penalidades, cálculos de Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), orientações para a página, tela do Sistema e orientações sobre os relatórios. Após a abertura da oficina, que constitui o Módulo 1 da oficina, a ser realizada no dia 1º de abril das 9h às 12h, os municípios de cada Macrorregião terão um dia específico para participarem do Módulo 2, que ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 17h. Confira o calendário:

06.04.2021 – Macro I
09.04.2021 – Macro III
13.04.2021 – Macro II
16.04.2021 – Macro IV