Maria Clara Albuquerque
DRT/PE 4916

Na manhã da última segunda-feira (10), representantes do Cosems/PE participaram do seminário Evitável: de olho na mortalidade materna em Pernambuco. O evento é uma realização da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), os comitês de Estudos em Mortalidade Materna de Pernambuco e do Recife e o Centro de Apoio Operacional (CAOP) Saúde. Ocorreu no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto.

Em sua programação, o seminário abordou temáticas como a peregrinação que as gestantes fazem em busca de vagas nas maternidades e a atuação do MPPE na fiscalização da política de atenção à saúde da mulher, pré-natal, parto e puerpério. Estavam presentes representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia, da Secretaria Executiva de Regulação em Saúde, da coordenação do Caop-Saúde e da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital. As codeputadas Juntas foram as debatedoras, na ocasião.

O Cosems/PE foi representado por oito secretários municipais de Saúde, uma assessora técnica e dois membros da Câmara Técnica. “É importante, para o Cosems, representar os municípios num evento como esse, dando continuidade às parcerias que compõem a assistência ao parto. Nosso compromisso está na conscientização dos gestores em monitorar a qualidade da assistência ao pré-natal, havendo a necessidade de vincular a gestante a uma maternidade onde será realizado o parto. Algumas maternidades que funcionavam bem antes, hoje estão com dificuldades e esse é um dos motivos que tem causado a superlotação das maternidades de referência”, diz o presidente do Cosems/PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima.

O seminário discutiu, ainda, as necessidades de ações mais efetivas na central de leitos do Estado, de atendimento humanizado e do cumprimento do protocolo de assistência ao parto tendo como objetivo a diminuição da mortalidade materna.