Por Maria Clara Albuquerque

Na manhã da última segunda-feira (13), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) estiveram presentes na cerimônia de posse da nova diretora presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Gessyanne Vale Paulino. O evento aconteceu no Auditório Luiz gonzaga, que fica na sede do Hemope, no bairro das Graças-Recife/PE. Estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, André Longo, e o presidente do COSEMS-PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima juntamente a membros da Câmara Técnica do COSEMS-PE.

“Nossa companheira Gessyanne tem uma vasta experiência em gestão pública e, sobretudo, na gestão dos municípios de Pernambuco. É com muita honra que nós participamos da posse. A gente tem a certeza de que vamos reforçar o fortalecimento da assistência às políticas do sangue, em Pernambuco, a partir das parcerias das secretarias municipais de Saúde com os hemonúcleos espalhados por todo o Estado. É com muita satisfação que a gente vê uma companheira municipalista à frente de um órgão tão importante. O Hemope salva vidas e presta assistência a todo o povo pernambucano. O COSEMS-PE parabeniza a companheira Gessyanne Vale Paulino ao mesmo tempo que lhe deseja uma brilhante gestão”, diz o presidente do COSEMS-PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima.

Em seu discurso, a diretora do Hemope, Gessyanne Vale Paulino, falou sobre a importância da integralidade, da descentralização e da participação da comunidade. “O SUS é fundamental para a população brasileira e para a população pernambucana. Nesse sentido, o Hemope integra a rede de saúde em funcionamento em Pernambuco. Temos grande responsabilidade com esse sistema que inclui pessoas e salva vidas. Um plano de gestão precisa ser construído a várias mãos com a participação de todos e todas que acreditam nos valores do Hemope que, por sua vez, ocupam o seu tempo produtivo pra construir essa instituição como forte, solidária e com responsabilidade social. As instituições são feitas por homens e mulheres. Com isso, eu quero dizer que, na verdade, o Hemope é feito por vocês e eu tô aqui vindo pra agregar e pra, mais uma vez, participar junto com vocês do fortalecimento e da construção dessa Fundação”, diz ela.

Gessyanne Vale Paulino fez parte da Câmara Técnica do COSEMS-PE até maio de 2019 tendo, também, ocupado os cargos de membro da Diretoria Executiva de 2011 a 2012, vice-presidente de 2013 a 2014 e presidente de 2015 a 2017. Um dos maiores desafios que enfrentou junto ao COSEMS-PE foi o de “chegar ao consenso com os vários atores envolvidos na pactuação e fortalecimento da política municipal de Saúde e do SUS, do financiamento bipartite e de que a entidade fosse representativa dos anseios dos secretários municipais de Saúde e dos princípios do SUS”.