Maria Clara Albuquerque
DRT/PE 4916

Na manhã da última terça-feira (10), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE) participaram da I Oficina de Pactuação Região Nordeste da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). O evento, que faz parte das atividades que compõem o projeto Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde (Regionalização), aconteceu no Grande Hotel Juazeiro, na Bahia, e conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI SUS).  Estiveram presentes representantes de todos os municípios que fazem parte da Rede PEBA, sendo 25 de Pernambuco, em uma comitiva de 37 pessoas, e 28 da Bahia.

Foto: Carolina Parada (COSEMS/BA)

Participaram da solenidade de abertura o prefeito de Juazeiro/BA, Paulo Bonfim, o presidente do CONASEMS, Willames Freire, o presidente do COSEMS/PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima, a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, a superintendente do MS em Salvador, Madalena Braga, a superintendente da área de Sustentabilidade do HAOC, Ana Paula Pinho, a subsecretária estadual de Saúde da Bahia, Teresa Carvalho e a secretária municipal de Saúde de Juazeiro/BA, Fabíola Ribeiro.

Foto: Carolina Parada (COSEMS/BA)

A oficina teve como objetivos principais auxiliar os gestores municipais das seis macrorregiões de Saúde na participação e na construção de um documento a respeito do planejamento regional da Região de Atenção à Saúde (RAS), de forma a aumentar o protagonismo dos municípios no processo. Também, teve como foco a elaboração do processo de implementação do painel de indicadores macrorregional como um instrumento de avaliação da capacidade de governança das regiões. A previsão é a de que o projeto tenha a duração de um ano e seis meses sendo acompanhado por facilitadores de ambos os estados.

No período da tarde, os presidentes do CONASEMS e do COSEMS/PE, Willames Freire e Orlando Lima, fizeram uma visita à Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina. Eles foram recebidos pela diretora acadêmica Claudia Lima e pelo coordenador do curso de Odontologia, João Paulo Locio, acompanhados por Saulo Bezerra do Hospital Universitário de Petrolina e da apoiadora Lúcia Giesta. A faculdade oferece os cursos de Odontologia, Enfermagem e Farmácia.