Por Maria Clara Albuquerque

Na manhã da última segunda-feira (13), dez representantes de Pernambuco estiveram presentes na abertura da Especialização em Direito Sanitário para Gestores e Trabalhadores do SUS com Ênfase em Judicialização da Saúde. O evento ocorreu no Radisson Hotel, que fica no bairro do Paraíso, na capital de São Paulo, e contou com a participação de representantes do Hospital do Coração (HCor), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da coordenação do curso. Na ocasião, houve um debate sobre a questão da judicialização não somente na área da saúde e em outras áreas.

No período da tarde, foi realizado um workshop sobre o projeto de intervenção que será construído pelos participantes do curso. Foram disponibilizadas 250 vagas para profissionais da rede pública de todo o país que foram divididos em 10 turmas. A assessora jurídica do COSEMS-PE, Amanda de Andrade Lima afirma a oportunidade como enriquecedora. “Eu espero conseguir mais conhecimento sobre o Direito Sanitário para contribuir com os municípios de Pernambuco dando apoio jurídico. Vai ser desafiador cumprir os prazos das atividades práticas na construção do projeto de intervenção e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de beneficiar o COSEMS-PE”, diz ela.

Representantes de Pernambuco:
– Adriana Falcão Raposo (Paulista)
– Amanda de Andrade Lima (COSEMS-PE)
– André Luiz de Lima Vaz (Garanhuns)
– Bárbara de Assis Florêncio (Caruaru)
– Cledemário Raphael Cursino de Brito Jorge (Arcoverde)
– Estefferson Darley Fernandes Nogueira (Afogados da Ingazeira)
– Geraldo Jorge Filho (SES)
– Guilherme de Andrade Lima (COSEMS-PE/suplente)
– Luciana Lima Pinheiro Caula Reis (Recife)
– Viviane Augusta Maciel Baltar (SES)


CURSO – A Especialização em Direito Sanitário para Gestores e Trabalhadores do SUS com Ênfase em Judicialização da Saúde é uma realização da Superintendência de Ensino e Pesquisa do HCor e do Ministério da Saúde viabilizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O curso é ofertado na modalidade à distância com uma carga horária total de 430h distribuídas num período de 12 meses  e tem o objetivo de capacitar profissionais profissionais de nível superior que atuem nas áreas jurídicas ou da Saúde para a construção de uma visão sistematizada do direito à saúde e das instituições jurídico-políticas criadas para viabilizar a sua concretização.