Maria Clara Albuquerque
DRt/PE 4916

Na manhã desta quarta-feira (18), a vice-presidente titular da I Gerência Regional de Saúde (I GERES), Patrícia Amélia Mendonça, e o assessor técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, Paulo Dantas, estiveram na sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para a entrega de uma documentação sob a temática “Cofinanciamento das Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) – Débitos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) para com os municípios pernambucanos”.

O COSEMS/PE solicita a inclusão da documentação na pauta de reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe e anexa, junto ao ofício, a Nota Pública, aprovada em Assembleia no 70º Encontro de Secretários (as) Municipais de Saúde de Pernambuco, ocorrido no último dia 3 de setembro, no município de Jaboatão dos Guararapes, junto com a proposta de cofinanciamento, apresentada à SES/PE, em Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE) do mês de julho do ano corrente. O documento foi recebido e protocolado à presidência da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe, na pessoa da deputada Roberta Arraes, pelo também deputado Gustavo Gouveia.

Na ocasião, a presidente da Comissão reconhece como bem detalhada e clara a proposta do COSEMS/PE e delibera, sob aprovação por unanimidade dos representantes da Comissão, primeiramente, o agendamento, com brevidade, por intermédio do deputado Isaltino Nascimento, de uma reunião da Diretoria do COSEMS/PE com o Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, José Neto, na expectativa de solução da questão. No segundo momento, a depender do resultado, reunião da Comissão com a Diretoria do Conselho. “Avaliamos como positiva a reunião com a Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe. Aguardamos que os resultados dos encaminhamentos sejam satisfatórios para a Saúde Pública dos municípios do Estado”, diz Patrícia Amélia Mendonça.