Na manhã da última sexta-feira (26), foi realizada mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) discutiram a Portaria do Gabinete do Ministério da Saúde nº 3.712 que “institui, em caráter excepcional, incentivo financeiro federal de custeio para o fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do Câncer no Sistema Único de Saúde”.

O Estado fez a apresentação plano estratégico para o fortalecimento do acesso às ações integradas para o rastreio, detecção precoce e controle do câncer de colo de útero em Pernambuco incluindo informações importantes como a de que o câncer de mama é a neoplasia mais incidente entre as mulheres e que causa mais mortalidade. A orientação é a de que o exame de câncer de mama seja feito a cada 2 anos, sendo avaliada a necessidade de ampliação das metas dos procedimentos da linha de cuidado e a criação de modelo lógico do plano por nível de atenção.

Na Atenção Primária, o objetivo é realizar atividades de educação permanente, rastreamento organizado, busca ativa das pacientes para realização dos exames e distribuição de informativos. Na Atenção de Média e Alta Complexidades, o investimento estaria em recursos humanos, equipamentos, protocolos, encaminhamentos e tratamento.

O presidente do COSEMS-PE, José Edson de Souza, destacou a importância da Atenção Primária e seu pleno funcionamento. Destacou a necessidade de parceria com as Gerências Regionais de Saúde para a sensibilização das pacientes. Sugeriu, também, que cada localidade realize suas discussões a respeito. A SES, na representação de seu coordenador Geral, Humberto Antunes, destacou que as necessidades apresentadas pelo presidente do COSEMS-PE serão amplamente discutidas. Disse que a equipe da Atenção Primária receberá formação para aprimorar o atendimento e que a interação com a Atenção Primária é fundamental. Também, levantou a possibilidade de utilizar transporte sanitário para garantir o acesso das pacientes aos exames.

A pactuação será registrada em resolução CIB.