Na última quinta-feira (26) os membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), a saber, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) reuniram-se, em uma sala virtual, para a realização de mais uma sessão da Comissão. A SES informou que o estado encontra-se em um cenário epidemiológico positivo, no entanto, é necessário manter-se em situação de alerta, especialmente, por uma provável transmissão comunitária da variante Delta da Covid-19 em dois municípios, o que está sendo investigado.

A SES destaca a importância de todos os municípios cumprirem as metas previstas do Programa Testa PE. Reforços deste programa estão previstos e devem chegar ao número de 2 milhões de testes. Diante do número de 16 óbitos de mulheres gestantes e puérperas com a apresentação de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 32 semanas epidemiológicas e 65% desse grupo vacinado, o Estado pede o reforço de uma busca ativa para a vacinação dessas mulheres.

A partir do ajuste populacional adquirido para a distribuição de vacinas, foi pactuada uma correção, nas próximas distribuições, para os municípios que haviam recebido menos doses, especialmente, de primeiras doses para a população na faixa etária de 18 a 59 anos. O ajuste acontecerá gradativamente. O cálculo foi realizado a partir da razão entre o total municipal da população que falta ser vacinada com a primeira dose e o mesmo total no Estado. Todos os grupos prioritários estão sendo considerados. 

Ainda sem a existência de um informe técnico do Ministério da Saúde sobre a necessidade da aplicação de uma terceira dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca para a população com mais de 70 anos de idade, o assunto está sendo discutido no Comitê Técnico Estadual de Vacinação.