Na tarde da última quinta-feira (29), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizaram mais uma reunião, em caráter extraordinário, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). A reunião contou com a presença de cerca de 100 secretários municipais de Saúde e representações do Ministério Público e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde. 

O primeiro ponto de pauta gerou debate sobre a iniciativa do Recife, que dividiu as doses de vacina entre o próximo grupo prioritário, isto é, pessoas com comorbidades, e os professores, justificando o adiantamento com a necessidade de seu plano político de volta às aulas. A SES-PE e o COSEMS-PE esclareceram que, no atual momento do processo da vacinação, de acordo com as pactuações da CIB-PE, não houve distribuição de vacinas para professores, sendo a distribuição de doses igualitária entre municípios e a decisão do Recife, exclusivamente, de âmbito municipal. Foi pactuada a produção de um ofício sobre o ocorrido e a solicitação de uma audiência. 

A SES-PE informou, ainda, que há a previsão de chegada de cerca de 200 mil doses de vacina da Fiocruz e 30 mil doses do Instituto Butantan. A vacina da Pfizer, também, está prevista para chegar na próxima segunda-feira, na capital. A vacinação deve avançar entre grupos prioritários, chegando a atender pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, gestantes e puérperas, grupo que representa mais de um milhão de pessoas, no Estado. 

O COSEMS-PE, na pessoa de seu presidente, José Edson de Souza, reforçou a legitimação e a seriedade da CIB-PE e enfatizou a importância do diálogo em todas as pactuações. A SES-PE informou, ainda, que o Ministério da Saúde (MS) abriu a possibilidade de ajustar o número das populações municipais para receber vacina, uma vez que a distribuição das vacinas anti Covid-19 foi baseada na campanha da Influenza com uma margem de mais 40%. A orientação é a de que as solicitações sejam documentadas e enviadas até a próxima segunda ao Estado. 

A CIB pactuou o montante das doses recebidas provenientes da farmacêutica SinoVac/Butantan e Astrazeneca por Grupos com Comorbidades. Em relação ao Grupo com Comorbidades serão imunizados os indivíduos independente da faixa etária: transplantados, pessoas que fazem Hemodiálise, Síndrome de Down, pessoas vivendo com HIV e Obesidade Mórbida. As demais comorbidades serão vacinadas de acordo com a faixa etária: 55 a 59 anos/ 50 a 54 anos/ 45/ a 49 anos/ 40 a 44 anos/ 30 a 39 anos/ e de 18 a 29 anos. As doses remanescentes da Corona Vac/Butantan devem se utilizadas, prioritariamente como segunda dose (D-2), para complementar os esquemas vacinais já iniciados, até a chegada de novos insumos. Foi pactuado na ocasião o levantamento dos Guardas Municipais do estado (N=8.468), para que sejam dispensadas doses pelo Ministério da Saúde.