Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (27) para mais uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Abrindo a reunião o Secretário Estadual de Saúde André Longo informou que está aguardando um retorno do Ministério da Saúde (MS) a respeito de um pedido de 500 concentradores de oxigênio para 37 municípios, no Estado, além de mil cilindros. Também, fez um agradecimento ao município de Recife que, em parceria, tem disponibilizado os concentradores de oxigênio disponíveis.

A pauta principal foi a pactuação do plano de aceleração da vacinação anti Covid-19, já discutida no Comitê Estadual de Vacinação. Com o objetivo de diminuir o número de vacinas em estoque, uma vez que a vacinação dos grupos prioritários com comorbidades e deficiência segue em um ritmo lento com 16 mil doses utilizadas por dia, o Comitê indica a possibilidade e necessidade de abertura para vacinação concomitante dos demais grupos prioritários incluídos no Plano Nacional de Imunização contra Covid 19, a exemplo dos trabalhadores da educação, dos profissionais que atuam nos CRES, CRAS e Conselhos Tutelares do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dos transportes públicos e da limpeza urbana, havendo a possibilidade, a depender das doses disponíveis, de avançar por faixa etária, inicialmente  incluindo pessoas de 59 anos e progredindo para idades menores no grupo de 50 a 59 anos e mais. Caberá a cada município, respeitando a Resolução CIB, promover a sua operacionalização ajustada à realidade do quantitativo de pessoas dos grupos prioritários. O presidente do COSEMS-PE, José Edson de Souza, alertou para a importância de cada gestor municipal de saúde tabular, criteriosamente, os números de pessoas a serem vacinadas por grupos prioritários para que não haja falta de doses e interrupções no processo de vacinação.

Em retorno a uma solicitação da última CIB, foram disponibilizados modelos oficiais de formulários de declaração de comorbidade para serem utilizados por enfermeiros e os de comprovação de enfermidades neurológicas.