Foi realizada, na manhã da última quarta-feira (19) mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) em caráter extraordinário. Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE)  e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, em uma sala virtual, para discutir a distribuição do último lote que chegou ao Estado da vacina Coronavac. Mais de 100 gestores participaram da reunião.

André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco, alertou aos gestores municipais de Saúde sobre a necessidade de mais atenção e cuidado na última quinzena de maio, onde há grandes chances de aceleração das demandas da Saúde. “Não podemos baixar a guarda neste período de sazonalidade. Precisamos intensificar a fiscalização e as ações de prevenção. A previsão é a de que até o final de junho, os números ainda sejam duros”, diz ele.

A SES, também, comunicou a expectativa de chegada de cerca de 4 milhões de testes de antígeno pelo Ministério da Saúde. O planejamento é o de distribuição dos testes entre os municípios para agilizar os resultados de Covid-19. Vinte e seis mil doses da vacina da Pfizer foram encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (GERES) para que cheguem aos demais municípios sob a orientação de dar prioridade ao seu uso, uma vez que esta vacina tem especificidades de temperatura e armazenamento. A vacina da Pfizer deverá ser destinadas ao grupo prioritário de gestantes e puérperas.

Para iniciar a pactuação da distribuição de 58 mil doses de Coronavac, recém chegadas ao Estado, a representação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) reforçou a importância da atualização e revisão dos dados de vacinação enviados pelos municípios, uma vez que as últimas pactuações haviam previsto a cobertura de todas as segundas doses. No entanto, averiguou-se a necessidade de mais doses de Coronavac por 130 municípios, acarretando um déficit de 45.992 doses em todo o Estado. O presidente do COSEMS-PE, José Edson de Souza, reforçou a importância das pactuações bipartites. “Não podemos ir muito longe quando não temos um alinhamento com a CIB”, diz ele. O vice-presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, retomou a sugestão da criação de um grupo de operacionalização para acompanhamento contínuo das vacinações. Também, incentivou a resolução da questão sugerindo permuta de vacinas com outros estados via Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) assim como a identificação dos municípios que estiverem em dificuldades com as planilhas de vacinação.

A pactuação definiu a distribuição proporcional de doses de Coronavac de acordo com os critérios populacionais de cada município tendo o acompanhamento do COSEMS-PE e da SES-PE. Os cálculos da distribuição estão sendo realizados mediante as solicitações dos municípios. Ficou acordado que os municípios que não realizaram solicitação receberão as doses da vacina Astrazenica, assim como os municípios que cumprirem a utilização das doses de Coronavac e tiverem doses excedentes, farão permuta com doses de Astrazenica para ajudar outros municípios com as segundas doses de Coronavac. Está permitida a ampliação das faixas etárias na vacinação do grupo prioritário com comorbidades, passando a serem inclusas pessoas de 18 a 59 anos de idade.