O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) participou, na tarde desta segunda-feira, de mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriram a pauta esclarecendo notícias que têm sido veiculadas na imprensa sobre descumprimento, por parte dos municípios, na utilização das doses da vacina anti-Covid-19. Uma das razões sobre essa questão está na contabilização da utilização das doses que, atualmente, é realizada no Localiza SUS, sistema oficial do Ministério da Saúde que foi disponibilizado, recentemente, a alguns municípios, o que retardou sua alimentação. Isso gerou a localização do Estado de Pernambuco como um dos de menor índice de atualização. A SES alerta os municípios de que é necessário estarem atentos ao Localiza SUS SI-PNI.

O segundo ponto de pauta esteve relacionado ao monitoramento e vigilância da rede de frios, responsáveis pela conservação das doses de vacinas. No último final de semana, o município de São Bento do Una perdeu 2.800 doses por causa de um problema na conservação. A SES pediu aos municípios que reforcem os cuidados com suas câmaras frias orientando que, em períodos de feriados longos, é necessário haver um plantão para verificar a temperatura delas. As ocorrências de alteração de temperatura devem ser notificadas para a tomada de providências, incluindo a transferência das vacinas, que vêm sendo distribuídas, semanalmente, para os municípios. 

Mais de 300 mil doses de vacina da Influenza devem chegar nesta terça-feira (06) a Pernambuco, um total que corresponde a 27% do primeiro grupo a ser vacinado, ou seja, trabalhadores da Saúde, crianças e indígenas. Junto com as vacinas, serão distribuídas 100% das seringas disponíveis para aplicação. A campanha, que está dividida em 4 etapas, durará até o mês de julho. 

O COSEMS-PE, na pessoa de seu presidente, José Edson de Suza, demonstrou preocupação quanto às dificuldades de alguns municípios com o sistema Localiza SUS que, recentemente, foi apresentado a eles. “Mas vamos destravar essa barreira”, completa. O presidente reforça a atenção dos municípios no cuidado com as câmaras frias e lamenta a situação do município de São Bento do Una. Também, levanta uma questão de desabastecimento de oxigênio em alguns municípios pedindo apoio e encaminhamento da SES quanto à distribuição. A SES solicitou aos municípios que mantenham seus planos de contingência atualizados de acordo com suas necessidades pois, até o momento, não há alerta de ausência de oxigênio. De modo que a distribuição dos oxigênios aos municípios não é realizada, diretamente, pela empresa fornecedora, a SES encaminha às Gerências Regionais de Saúde (GERES) avaliação particular aos municípios que estão com dificuldades nessa questão. 

O secretário Geral do COSEMS-PE, Artur Amorim, teve solicitação aprovada na contrução de uma nota técnica conjunta registrando a diferença entre doses aplicadas e doses registrada e, também, sobre a dificuldade de alguns municípios com a alimentação do referido sistema. Também, questiona o menor número de doses disponíveis por frasco da vacina contra a Covid-19. A SES informa que notificou a questão do número menor de doses ao Ministério da Saúde e solicita aos municípios que, também, notifiquem para reforçar. 

A última recomendação do Ministério da Saúde foi a inclusão dos profissionais das forças de segurança e salvamento no processo de vacinação na justificativa de que estão lidando, diretamente, com o vírus através do transporte de vacinas e exercendo o trabalho durante os períodos de medidas restritivas. 50 mil doses foram distribuídas ao país inteiro destinadas a esse público. Destas, 6% virão ao Estado de Pernambuco, correspondendo a mais de 2 mil doses. O Estado, que já havia avançado na vacinação dos profissionais do Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML-PE), está em contato com a Secretaria de Defesa Social para dar encaminhamento a esta recomendação que não contemplou os guardas municipais, pedindo apoio aos municípios no envio de listas nominais dessa categoria para averiguação.