Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, em uma sala virtual, na tarde da última quinta-feira (29), para mais uma sessão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Houve novas discussões sobre o processo de vacinação anti Covid-19, no Estado.

A SES informa que, atualmente, o cenário epidemiológico em Pernambuco é positivo, sendo importante continuar mantendo o respeito aos protocolos de saúde e distanciamento social. Há a previsão da chegada de cerca de 60 milhões de doses ao Brasil. Desse quantitativo, Pernambuco receberia 2,5 milhões de doses. Diante da previsão de chegada de novos lotes, a SES pede auxílio ao COSEMS para a busca ativa de 357 mil pessoas com a segunda dose de Astrazeneca e Coronavac em atraso, ação que deverá ser tomada como prioridade nesta fase da vacinação. Mais de 172 mil doses de vacinas Pfizer e Coronavac devem chegar, ainda, esta semana ao Estado.

Foi acordado inserir a vacinação nas campanhas de pré-natal havendo a orientação de que ela é importante para a prevenção da mortalidade materna e neonatal. Para a próxima CIB, será pautada, após avaliação da Câmara Técnica, a ampliação da vacinação para mulheres de puerpério remoto, isto é, cujos bebês possuem de 45 dias a 1 ano. Esta proposta, por intermédio do Comitê Técnico Estadual de Vacinação, foi enviada ao Ministério da Saúde. Outra avaliação a ser realizada é a situação de 200 estudantes universitários bolsistas das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco que necessitam estar imunizados contra a Covid-19 para fazer viagens internacionais e concluir suas pesquisas. A Câmara Técnica irá fazer um estudo sobre o impacto desse quantitativo no cenário atual de vacinação.

O Ministério da Saúde foi acionado pela SES para fazer a revisão e o ajuste do percentual populacional de alguns municípios que estão sendo prejudicados nas proporções de recebimento das doses de vacinas, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes que está com déficit de 40 mil doses.