Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, em uma sala virtual, na tarde da última quarta-feira (12), para uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) em caráter extraordinário. A pauta principal foi o debate da continuidade do processo de vacinação após a decisão do Ministério da Saúde de suspender o uso das doses da Astrazeneca para gestantes e puérperas, gerando um impacto nos municípios.

Diante deste cenário, os membros da CIB consideraram utilizar a segunda remessa das doses da Pfizer, exclusivamente, para as gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, já que, em outros países, a vacina foi testada neste público. A logística de distribuição montada, a princípio, deve iniciar nesta sexta-feira (14) nos municípios sede de cada macrorregião, isto é, Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, que atenderão estes grupos dos municípios mais próximos, devido aos cuidados especiais de conservação do imunizante e utilização no prazo máximo em 5 (cinco) dias quando armazenada à temperatura de +2ºC à +8ºC. Assim, todas as doses da vacina Pfizer devem ser utilizadas nesse prazo. Caso haja alguma sobra por absenteísmo de gestantes e puérperas a orientação é que sejam utilizadas no público prioritário de portadores de comorbidades e com deficiência permanente. Até o momento, 6.166 gestantes e puérperas foram vacinadas com a Astrazeneca, em todo o estado. Foi acordado em CIB um acompanhamento mais próximo desse público até as próximas definições sobre a segunda dose.

A segunda pauta da reunião diz respeito à chegada de 86.600 doses da vacina CoronaVac e 140.250 da Astrazeneca, ao Estado, até esta quinta-feira (13), à noite. Das doses de CoronaVac, 70.210 serão destinadas à segunda dose. A pactuação CIB estabeleceu que as doses restantes, também, devem ser utilizadas como segunda dose, uma vez que alguns municípios precisam dessa cobertura mais que outros. Para isso, cada município irá fazer a solicitação do número de segundas doses pendentes e encaminhar ao PNI do Estado que, juntamente, ao COSEMS, está trabalhando nesses cálculos de distribuição. A compensação da destinação das doses de CoronaVac a mais para os municípios que solicitarem cota extra será realizada com redução equivalente das doses da Astrazeneca.