Na tarde desta segunda-feira (05), representantes do COSEMS-PE e da SES-PE reuniram-se, em uma sala web, para mais uma conferência ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). O grupo realizou pactuações a respeito das vacinações contra a Influenza e contra a COVID-19, no estado.

Ao considerar o parecer do Comitê Técnico Estadual de Vacinação quanto à possibilidade da aplicação com eficácia da segunda dose da vacina da AstraZeneca entre 60 e 90 dias, a CIB-PE aprovou este período de distanciamento entre a primeira e segunda dose desta vacina. Assim, os municípios possuem autonomia para fazer sua programação de agendamento e vacinação da segunda dose da referida vacina desde que não extrapole o prazo máximo de 90 dias. Outro ponto de pactuação diz respeito a ratificar a decisão da última CIB de priorizar o avanço da vacinação contra a COVID-19 por faixa etária, não havendo mais a possibilidade de criação de novos grupos prioritários.

Uma reunião com o Comitê Técnico Estadual de Vacinação será convocada para a semana que vem com a finalidade de discutir a vacinação da segunda dose de gestantes com e sem comorbidades, que tenham sido vacinadas na primeira dose pela vacina AstraZenica, por outras vacinas, caso o Ministério da Saúde não divulgue orientação neste sentido. A CIB-PE aprova as medidas que cada município venha a adotar para não aceitar que haja escolha por indivíduo da vacina que deseja receber, considerando que todas as vacinas aprovadas pela ANVISA são eficazes e que o resultado na redução da contaminação pelo Coronavírus depende da ampliação do número de pessoas vacinadas. Neste sentido, as equipes de vacinadores devem explicar e convencer as pessoas a receberem a aplicação da vacina disponível no momento.

Em afinação à decisão da CIB Bahia, que não tem vacinado moradores de Petrolina que trabalham em Juazeiro, a CIB-PE aprovou a suspensão da vacinação de moradores de Juazeiro que trabalham em Petrolina.

A vacinação contra a Influenza, em Pernambuco, está com, apenas, 38% de cobertura necessitando intensificar a sua divulgação e mobilização dos grupos prioritários. No momento não há indicação para ampliar a vacinação para outros grupos populacionais.