26/07/2018

Na noite desta quarta-feira (25), aconteceu a abertura solene do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste.

A mesa da solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi; presidente e vice-presidente do Conasems, respectivamente Mauro Junqueira Wilames Ferreira; presidente do COSEMS/PA, Charles Tocantins; prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; vice-presidente do CONASS e secretário de estado do Pará, Vitor Manuel Jesus Mateus; presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald dos Santos; representante da Confederação Nacional de Municípios, Nélio Aguiar; representante da Frente Nacional dos Prefeitos e vice-prefeito de Campinas-SP, Henrique Magalhães Teixeira; representante da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde, Enrique Vázquez.

Durante a cerimônia, foram homenageados com a Moeda 30 anos, trinta nomes importantes para a construção do SUS como os integrantes da Comissão Fundadora do Conasems e médicos sanitaristas que tiveram o reconhecimento dos 5.570 municípios do país. Paulo Dantas, primeiro presidente do Conasems e um dos homenageados, ressaltou que “essa medalha significa a importância de um trabalho em prol do SUS que deve ser continuado e fortalecido”.

Paulo Dantas, primeiro presidente do Conasems, discursa sobre os 30 anos da instiuição 

Um momento de destaque foi o anúncio feito pelo ministro Gilberto Occhi da liberação de 127,1 milhões de reais, entre agosto e novembro, para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Esse valor corresponde a 70% das equipes que já foram certificadas pelo programa. Os outros 30% serão quitados em dezembro. “Esses recursos são fundamentais para manter e melhorar os serviços de saúde, precisamos sempre ressaltar a importância da Atenção Básica”, declarou o Ministro.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, assinou o documento com as reivindicações da instituição que foi encaminhado aos candidatos à Presidência da República. Durante a solenidade o presidente também firmou parcerias com a USP-Ribeirão Preto para capacitação técnica de trabalhadores da saúde para qualificar a Política de Assistência Farmacêutica e com o Unicef para combater a evasão escolar através da plataforma Busca Ativa Escolar.

Assinatura da parceria entre Conasems e Unicef/ONU

Durante sua fala, Mauro pontuou que “é fundamental discutirmos o pacto federativo, o município brasileiro precisa ser respeitado”. O presidente comentou sobre a EC 95/2016. “Manifestamos nosso repúdio à essa Emenda que congela os gastos em saúde por 20 anos, é um retrocesso”. Mauro também citou as aprovações feitas pelo Congresso Nacional em relação aos agentes comunitários de saúde “não é justo valorizar apenas uma categoria de trabalhadores, o SUS é feito por cada profissional, todos merecem ser valorizados”.

15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

Foram divulgadas as experiências exitosas selecionadas pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) do “Prêmio Atenção Primária Forte: caminho para a saúde universal” e anunciadas as vencedoras por região, que ganharam um cheque de 10 mil reais.

A lista completa dos ganhadores você confere aqui.

Confira o álbum de fotos da cerimônia de abertura