Por Maria Clara Albuquerque

Foi durante os períodos da manhã e da tarde do dia 9 de abril que aconteceu a primeira atividade da programação do XI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco: a 3ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS. Divididos em duas salas, 51 municípios, previamente selecionados por uma comissão que avaliou 72 projetos, por intermédio de seus representantes, apresentaram trabalhos de experiências exitosas vivenciadas no contexto de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), em um tempo limite de 10 minutos, conforme previsto na categoria nacional do evento.

https://www.flickr.com/photos/151976610@N05/33704475408/in/album-72157706469702351/lightbox/
Da esquerda para a direita: o presidente do COSEMS-PE, Orlando Lima; a
coordenadora da Mostra Brasil Aqui tem SUS, Márcia Pinheiro; e a coordenadora da Mostra PE Aqui tem SUS, Camila Sihler
Foto: Ivaldo Francisco

A assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Camila Sihler, que também é coordenadora da Mostra, fez a abertura do evento dando as boas vindas a todos e mencionando a felicidade do COSEMS-PE em receber e contribuir para o aprimoramento de experiências bem sucedidas, há 3 anos. “É uma satisfação, para nós, mostrar o SUS que dá certo e, também, emocionante ver os trabalhos de vocês”, diz ela. Márcia Pinheiro, coordenadora da Mostra Brasil Aqui tem SUS, em seu primeiro ano de coordenação do evento nacional, falou da alegria de apoiar a Mostra de Pernambuco. “Desejo muito sucesso a vocês e estou muito grata pelo convite”, diz ela. O presidente do COSEMS-PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima, agradeceu a presença de todos e falou das expectativas para a Mostra. “O COSEMS está honrado de realizar a 3ª Mostra. Tenho certeza de que teremos representação de Pernambuco na Nacional. Vamos aos trabalhos!”, diz ele.

https://www.flickr.com/photos/151976610@N05/47581279651/in/album-72157706469702351/lightbox/
Parte da comissão avaliadora da 3ª Mostra PE Aqui tem SUS
Foto: Ivaldo Francisco

Na tarde do dia 11 de abril, durante o encerramento do Congresso, houve a premiação dos vencedores da 3ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS. Com o número de trabalhos inscritos dobrados em comparação ao ano passado, as bancas avaliadoras, compostas por Paulo Roberto de Santana, professor do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Saulo Bezerra Xavier, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco; Maria Cristina Sette, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e consultora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Petra Oliveira Duarte, professora da UFPE, no Centro Acadêmico de Vitória (CAV); Carolina Albuquerque da Paz, coordenadora do curso de Medicina da UFPE/Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Ciências da Vida, tutora do Programa Mais Médicos para o Brasil e médica da Gerência de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde de Caruaru; e Fabiana de Barros Lima, supervisora acadêmica do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) da UFPE, agradeceu e parabenizou o nível dos trabalhos.

A coordenadora da 3ª Mostra, Camila Sihler, disse que foi emocionante vivenciar esse processo, por mais um ano, e expressou não ter sido fácil participar das avaliações para a pré-seleção das experiências. A coordenadora da Mostra Brasil Aqui tem SUS, Márcia Pinheiro, também, falou da emoção de participar desse momento sendo visível, para ela, o amor, a paixão e a dedicação de cada município. “É mais incrível, ainda, quando a gente entende que esse trabalho é para atender a população que se percebe acolhida no SUS. Parabéns a quem se inscreveu! O gestor está começando a perceber que é importante escrever o que ele faz. Essa sala cheia mostra o quanto tem sido valorizado”, diz ela.

Em seguida, ocorreu o anúncio dos trabalhos vencedores.

Clique aqui para visualizar a lista dos vencedores

Confira, aqui, as fotos