O Estado de Pernambuco confirmou, neste domingo (26.04), 391 novos casos da Covid-19, sendo 169 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto internados e/ou mais graves, além de outros 222 casos leves. Agora, o Estado totaliza 4.898 casos confirmados (3.485 casos graves e 1.413 casos leves).

Dos casos graves, 1.864 estão em isolamento domiciliar e 790 internados, sendo 192 em UTI e 598 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim aponta 416 pacientes já recuperados da doença.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 106 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmadas laboratorialmente 34 novas mortes (sendo 18 homens e 16 mulheres), de pessoas residentes nos municípios de Recife (20), Frei Miguelinho (1), Jaboatão dos Guararapes (7), Olinda (1), Paulista (1), Terra Nova (1), Pombos (1), Bom Jardim (1) e Goiana (1). Com isso, o Estado totaliza 415 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham idades entre 48 e 93 anos e faleceram entre os dias 7 e 25 de abril. As faixas etárias dessas pessoas são: 40 a 49 (3), 50 a 59 (2), 60 a 69 (9), 70 a 79 (9), 80 ou mais (11).

Dos 34 pacientes que vieram a óbito, 23 apresentavam comorbidades como histórico de hipertensão (13), diabetes (8), obesidade (1), sequela de AVC (1), doença cardíaca (2), doença renal (3), cardiopatia (5), epilepsia (1), asma (1), doença de parkinson (1) e doença cardiovascular crônica (1). Os demais estão sendo investigados.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 1.488 casos foram confirmados e 982 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

RESPIRADORES – Começaram a chegar a Pernambuco, na tarde de hoje (26.04), os 13 primeiros respiradores, dos 35 que a Justiça determinou a busca e apreensão na empresa Intermed, localizada no Estado de São Paulo. Segundo o governador Paulo Câmara, que fez o anuncio em vídeo pelas redes sociais, esses novos equipamentos irão começar a ser distribuídos para a rede de saúde a partir de amanhã.

As máquinas foram apreendidas pela Comarca da cidade de Cotia na sexta-feira, dia 24. A expectativa é que até a próxima terça-feira, os outros 22 respiradores também já estejam desembarcando em Pernambuco. A busca e apreensão dos equipamentos foi determinada pelo juiz Teodomiro Noronha Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, atendendo a uma ação impetrada pela procuradoria geral do Estado.

Os 35 respiradores foram comprados pelo Governo de Pernambuco e deveriam ter sido entregues pela empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. desde no último dia 20 de março. A empresa alegava que estava impedida de efetuar a entrega, pois o material teria sido requisitado pelo Governo Federal. O Ministério da Saúde respondeu, através de ofício, que esses aparelhos não foram objeto de requisição administrativa feita pela União.

Mesmo diante dos fatos, a empresa respondeu negativamente e a PGE agiu junto à Justiça garantindo o direito do Estado em relação ao recebimento imediato dos equipamentos. “Essa é uma luta diária. Abrir novos leitos envolve além do espaço físico nos hospitais, os recursos humanos, os insumos e muitos outros detalhes importantes para atender os pacientes”, destacou Paulo Câmara e prosseguiu: “Nosso esforço para abrir novos leitos continua. Chegamos hoje a 712 novos leitos na nossa rede estadual, sendo 333 de UTI e 379 de enfermaria”.

Números Covid-19 – Por determinação do Ministério da Saúde (MS), desde o dia 14 de abril, os casos leves da doença também passaram a ser notificados em um novo sistema de registro (e-SUS VE) do Governo Federal. Com isso, o boletim diário da SES-PE continua apresentando, detalhadamente, os casos de Covid-19 que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto internados e/ou mais graves, que são notificados na plataforma FormSUS (utilizado desde o início dos casos).

Além disso, a segunda parte das tabelas do informe traz também as informações dos casos leves, que são notificados no sistema. Sendo assim, a soma dos dois dados (casos graves + casos leves) resulta no total de casos confirmados para Covid-19. O número total de casos confirmados e óbitos não sofre nenhuma alteração com esta mudança.

Baixe, aqui, o boletim completo: