Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (24.04), 395 novos casos da Covid-19. Com isso, o Estado totaliza 3.999 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 1.857 estão em isolamento domiciliar e 630 internados, sendo 176 em UTI e 454 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim aponta 202 pacientes já recuperados da doença. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 102 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.


Também foram confirmadas laboratorialmente 40 novas mortes (sendo 20 homens e 20 mulheres), de pessoas residentes nos municípios de Agrestina (1), Belo Jardim (1), Caruaru (1), Glória do Goita (1), Igarassu (2), Jaboatão dos Guararapes (8), Olinda (3), Panelas (1), Paulista (3), Quixaba (1), Recife (14), São Lourenço da Mata (1), Trindade (1) e Vitória de Santo Antão (2).
Os pacientes tinham idades entre 27 e 94 anos e faleceram entre os dias 15 e 23 de abril. As faixas etárias dessas pessoas são: 20 a 29 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (4), 60 a 69 (8), 70 a 79 (15), 80 ou mais (9). Com isso, totalizam 352 óbitos pela Covid-19 em Pernambuco. Dos 40 pacientes que vieram a óbito, 8 apresentavam comorbidades como histórico de hipertensão (4), diabetes (2), doença pulmonar obstrutiva crônica (1), neoplasia (2) e sequela de AVC (1). Os demais estão sendo investigados.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 1.353 casos foram confirmados e 905 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.ATENDE EM CASA – O Governo de Pernambuco vai expandir, a partir deste sábado (25.04), o funcionamento do aplicativo Atende em Casa para os municípios de Caruaru, no Agreste do Estado, e Serra Talhada, no Sertão pernambucano. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara através de vídeo divulgado nas redes sociais. A ferramenta, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários, sendo indicada para pessoas que apresentem sintomas gripais.

Nos últimos dias, além do Recife, que estreou a iniciativa, o aplicativo começou a funcionar em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe. A expectativa é que, ao longo dos próximos dias, a ferramenta esteja disponível para todas as cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR), além de outros municípios localizados na Zona da Mata e Agreste do Estado

“A partir das 7h deste sábado, os moradores de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, vão poder se consultar, via internet, pelo nosso aplicativo Atende em casa. Desde que lançamos essa ferramenta, no dia 26 de março, mais de 21 mil pessoas com sintomas gripais já a utilizaram para receber orientação médica e ter o primeiro atendimento em casos suspeitos da Covid-19” , afirmou Paulo Câmara.

Lançado no dia 26 de março em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo já atendeu mais de 6 mil pessoas com sintomas ou condição de gravidade receberam teleorientações com médicos ou enfermeiros; cerca de 2 mil pacientes, que passaram pela teleorientação, foram orientadas a procurar um serviço de saúde para consulta.

Cerca de 70 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para atuarem no Atende em Casa, sendo orientados quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde. Nos próximos dias, os profissionais que estavam afastados de suas funções na assistência à saúde por serem dos grupos de risco para o novo coronavírus, devem ser convocados para reforçarem as escalas de plantões do Atende em Casa.

MÁSCARAS – O governador Paulo Câmara assinou, na quinta-feira (23.04), decreto que torna obrigatório, a partir da próxima segunda-feira (27.04), o uso de máscaras pelos órgãos públicos e estabelecimentos privados que estão autorizados a funcionar. O decreto recomenda, ainda, a utilização de máscaras para toda a população em geral, sempre que for necessário sair de casa para algum motivo emergencial.

O governador Paulo Câmara lembra que o uso de máscaras não substitui a principal estratégia de prevenção ao novo coronavírus, que é o isolamento social. “Sair de casa, só em casos de extrema necessidade e, nesses momentos, é importante redobrar os cuidados usando máscaras”, reforçou. O secretário André Longo destacou que as máscaras hospitalares devem ser usadas, exclusivamente pelos profissionais de Saúde. “Precisamos mais uma vez apelas para que as máscaras cirúrgicas e N95 devem ser exclusivas para os trabalhadores que estão atuando nas unidades de saúde. Também é muito importante deixar muito claro para todos que a máscara, pesar de ajudar, não torna a pessoa imune ao vírus e precisa ser bem utilizada”, pontuou.

O documento deixa registrado também que as máscaras a serem adotadas obrigatoriamente pelos trabalhadores dos estabelecimentos, bem como as utilizadas pela população poderão ser industrializadas ou artesanais. O Governo do Estado abriu recentemente uma linha de credito no valor de seis milhões de reais para pequenas e micro empresas do polo têxtil do Agreste, exatamente para financiar a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo máscaras de proteção.

NÚMEROS – COVID-19

A partir do boletim desta sexta-feira (24), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco realiza uma alteração no detalhamento dos dados epidemiológicos da Covid-19. A partir da determinação do Ministério da Saúde (MS), desde o dia 14 de abril, os casos leves da doença também passaram a ser notificados em um novo sistema de registro.
Com isso, o boletim diário vai apresentar, detalhadamente, os casos de Covid-19 que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto internados e/ou mais graves, que são notificados na plataforma FormSUS (utilizado desde o início dos casos).
Além disso, a segunda parte das tabelas do informe irá trazer as informações dos casos leves, que são notificados no sistema e-SUS VE. Sendo assim, a soma dos dois dados (casos graves + casos leves) resulta no total de casos confirmados para Covid-19. É importante ressaltar que o número total de casos confirmados e óbitos não sofre nenhuma alteração com esta mudança.

Baixe, aqui, o boletim completo: