Neste sábado (11.04), Pernambuco confirmou 132 novos casos da Covid-19. Agora, o Estado totaliza 816 casos confirmados. Desses, 443 estão em isolamento domiciliar e 256 internados, sendo 34 em UTI e 222 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 45 pacientes já recuperados da doença.

Também foram confirmados mais 7 óbitos pelo coronavírus. Estas mortes ocorreram entre os dias 02.04 e 10.04, nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata, Sertânia e Gameleira. Eles tinham idades entre 41 e 89 anos, sendo 2 mulheres e 5 homens. Com isso, já são 72 mortes pelo coronavírus em Pernambuco.

Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 46 municípios (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Ipojuca, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Passira, Paudalho, Tracunhaém, Catende, Gameleria, Palmares, Quipapá, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, Toritama, Bom Conselho, Capoeiras, Garanhuns, Arcoverde, Sertânia, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Serra Talhada, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 227 casos foram confirmados e 194 descartados. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

“Conseguimos, com esforço, avançar no cuidado ao profissional de saúde que atua na linha de frente contra a doença. Antes de qualquer Estado do país, iniciamos a elaboração de um protocolo específico a fim de assegurar a testagem a todos os trabalhadores – com sintomas – que estão no combate ao novo coronavírus. Isso é muito importante para garantir a segurança dos que desempanham suas atividades nos serviços de saúde, salvando a vida das pessoas”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Seguindo com o trabalho de expansão de leitos para a Covid-19, em menos de um mês, Pernambuco abriu 386 leitos, sendo 161 de UTI.

Os novos óbitos confirmados foram:

1 – Mulher, 62 anos, residente do Recife. Óbito em 08.04. Tinha hipertensão e cefaleia crônica.

2 – Mulher, 59 anos, residente de Sertânia. Óbito em 06.04. Tinha mal de Chagas, hipertensão e diabetes.

3 – Homem, 89 anos, residente do Recife. Óbito em 08.04. Tinha hipertensão.

4 – Homem, 60 anos, residente de São Lourenço da Mata. Óbito em 08.04. Tinha hipertensão e doença hepática crônica.

5 – Homem, 95 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes. Óbito em 10.04.

6 – Homem, 66 anos, residente de Olinda. Óbito em 02.04.

7 – Homem, 41 anos, residente de Gameleira. Óbito em 08.04.

Baixe, aqui, o documento: