A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (08/05), 763 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 297 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 46 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 11.587 casos já confirmados, sendo 6.599 graves e 4.988 leves.

Dos casos graves, 2.334 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.882 estão internados, sendo 221 em UTI e 1.661 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim de hoje registra 68 novos pacientes recuperados da doença, totalizando 1.456 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 133 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 82 óbitos (sendo 42 mulheres e 40 homens), de pessoas residentes nos municípios de Recife (30), Jaboatão dos Guararapes (8), Paulista (9), Olinda (7), Cabo de Santo Agostinho (3), Vitória de Santo Antão (3), Arcoverde (2), Ibimirim (2), Goiana (2), Agrestina (1), Aliança (1), Barreiros (1), Camaragibe (1), Capoeiras (1), Glória do Goitá (1), Igarassu (1), Ipubi (1), Itambé (1), Lagoa dos Gatos (1), Moreno (1), Ribeirão (1), Salgueiro (1), São Lourenço da Mata (1), Surubim (1), Timbaúba (1). Com isso, o Estado totaliza 927 mortes pela Covid-19.

As mortes ocorreram entre os dias 24.04 e 07.05 e os pacientes tinham idades entre 11 e 101 anos. Dos 82 pacientes que vieram a óbito, 50 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (25), diabetes (14), doença cardiovascular crônica (13), deficiência/transtorno mental (6), sequela/histórico de AVC (4), tabagismo (4), asma (3), neoplasia (3), pneumonia – ou histórico de pneumonia recorrente (3), doença de Alzheimer (2), doença de Parkinson (2), obesidade (2), doença renal crônica (2), insuficiência renal crônica (2), pneumopatias (2), sequela/histórico de AVE (1), etilismo (1), miastenia grave (1), Linfoma Hodgkin (1), desnutrição (1), doença hepática (1), doença pulmonar obstrutiva crônica (1), epilepsia (1), Síndrome de Cushing (1), hidrocefalia (1) e imunodepressão (1) – o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

As faixas etárias dessas pessoas são: 10 a 19 (1), 20 a 29 (2), 30 a 39 (2), 40 a 49 (4), 50 a 59 (13), 60 a 69 (21), 70 a 79 (18), 80 ou mais (21).

Em coletiva de imprensa transmitida nesta sexta, o secretário estadual de Saúde, André Longo, alertou a população sobre o número de mortes pela doença registradas em Pernambuco. “Para se ter a ideia da real dimensão dessas mortes que estão causando sofrimento e dor a centenas de famílias que tiveram a vida de um ente querido ceifada, esse quantitativo representa mais do que todas as mortes registradas em Pernambuco no ano de 2018 por agressão por arma branca (518 óbitos), do que os cânceres de mama (818), próstata (789) e colo do útero (335). As 927 mortes pela Covid-19 já superaram, inclusive, o número de vítimas fatais por acidentes de moto, que têm uma média de 800 óbitos por ano no Estado”, ressaltou Longo.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 2.614 casos foram confirmados e 1.729 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

ATENDE EM CASA – O Aplicativo Atende em Casa passará a funcionar, a partir deste sábado (09.05), nos municípios de Palmares e Ouricuri, chegando à Zona da Mata Sul e Sertão do Araripe. Agora, a ferramenta está disponível para moradores de 26 municípios pernambucanos, em localidades no Agreste, Sertão e Zona da Mata Norte, além de todo o Grande Recife e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com isso, já são mais de 4,8 milhões de pessoas beneficiadas com a iniciativa, o equivalente a mais da metade da população do Estado.

Lançado no dia 26 de março pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, o Atende em Casa tem o objetivo de passar orientações para a população com sintomas gripais, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com 51.158 usuários cadastrados. Até o início da tarde desta sextafeira (08), foram realizadas 18.229 teleorientações. Dessas, 10.019 pacientes foram aconselhados a manter o isolamento domiciliar e 5.347, após passarem pela chamada de vídeo com um profissional, foram orientados a procurar um serviço de saúde.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Confira a lista das cidades beneficiadas com o Atende em Casa: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Fernando de Noronha, Chã Grande, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares e Ouricuri.

DOAÇÃO DE EPIs – Ao lado do secretário estadual de Saúde, André Longo, e do secretário de Educação, Fred Amâncio, o governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta sexta-feira (08), doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da Província Popular de Sichuan, localizada na China. A doação, entregue pela Cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, inclui 10 mil máscaras cirúrgicas, 1,2 mil máscaras N95 e 200 macacões de proteção.

O material, que já está sendo encaminhado para as unidades de saúde de Pernambuco, é uma contribuição do Governo da Província de Sichuan para os esforços do Governo do Estado de Pernambuco nas ações de combate à COVID-19. “Esse material vai efetivamente salvar vidas, reforçando a segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente dos nossos hospitais”, agradeceu o governador Paulo Câmara.

Desde o início dos esforços comandados pelo Gabinete de Enfrentamento à Pandemia, já foram adquiridos e entregues às unidades da rede hospitalar mais de 16 milhões de unidades de EPIs e outros 20 milhões de unidades já foram compradas e aguardam entrega pelos fornecedores. É importante destacar que alguns desses tipos de EPI, como a máscara N95, conforme protocolos e orientações técnicas das autoridades sanitárias, só são indicados para profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol.

IBGE – Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de 2019, divulgado na plataforma covid19.ibge.gov.br, aponta que Pernambuco está entre os dez melhores estados brasileiros com estrutura de UTIs e respiradores.

Na avaliação, que levou em consideração o número de equipamentos por 100 mil habitantes, Pernambuco tem a sétima melhor estrutura de leitos de terapia intensiva, atingindo a marca de 16 leitos de UTI por 100 mil habitantes. Já em relação ao número de respiradores, o Estado é o oitavo melhor equipado, com um total de 28,6 respiradores por 100 mil habitantes.

TRANSPARÊNCIA – Pernambuco se mantém na primeira posição na 6ª edição da pesquisa da ONG Open Knownledge Brasil (OKBR_, divulgada na noite da última quinta-feira (07.05), que avalia a transparência dos Estados na divulgação de informações sobre o combate à pandemia do Covid-19. O Estado soma 98 pontos nos critérios avaliados, ficando com a classificação de “alto nível de transparência” na divulgação de dados como testes aplicados, detalhamento da localização dos casos e granularidade (respeito à individualidade e anonimato dos pacientes). Rondônia e Espírito Santo também atingiram 98 pontos.

Baixe, aqui, o documento completo:

FONTE: SES/PE