A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (05.06), 1.004 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 205 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 799 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 38.511 casos já confirmados, sendo 15.497 graves e 23.014 leves.

Além disso, o boletim registra 20.983 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 5.698 são de casos graves e 15.902 casos leves.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 164 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 71 óbitos (sendo 36 do sexo feminino e 35 do sexo masculino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Recife (30), Jaboatão dos Guararapes (3), Paulista (3), Chã Grande (2), Cupira (2), Ipojuca (2), Itambé (2), Sanharó (2), São Lourenço da Mata (2), Sirinhaém (2), Águas Belas (1), Aliança (1), Amaraji (1), Arcoverde (1), Barreiros (1), Bonito (1), Camaragibe (1), Caruaru (1), Feira Nova (1), Frei Miguelinho (1), Goiana (1), Gravatá (1), Moreno (1), Paudalho (1), Ribeirão (1), São Benedito do Sul (1), São Bento do Una (1),
São José da Coroa Grande (1), São José do Egito (1), Timbaúba (1) e Vitória de Santo Antão (1). Com isso, o Estado totaliza 3.205 mortes pela Covid- 19.

As mortes ocorreram entre os dias 13/04 e 04/06 e os pacientes tinham idades entre 26 e 104 anos de idade, além de um bebê (sexo masculino) de 5 meses. Dos 71 pacientes que vieram a óbito, 31 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (18), diabetes (8), doença cardiovascular (5), obesidade (4), doença de Alzheimer (3), tabagismo/histórico de tabagismo (3), doença renal (3), doença pulmonar (2), doença de Parkinson (1), histórico de câncer (1), doença neurológica (1), dislipidemia (1) , doença hepática (1) e meningioma (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois não apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 20 a 29 (1), 30 a 39 (4), 40 a 49 (4), 50 a 59 (9), 60 a 69 (16), 70 a 79 (14), 80 ou mais (22).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 11.316 casos foram confirmados e 12.628 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

“É relevante reforçar a importância do plano de convivência que começa na próxima segunda-feira, de forma segura e gradual. Têm surgido comentários que são prematuras as decisões de reabertura das atividades, temos muito respeito por estas posições, mas precisamos voltar a esclarecer que nada será feito de forma insegura. Estas ações estão em concordância com a avaliação do comitê, que avalia os dados diariamente. Estas
medidas estão sendo possíveis pelo resultado da colaboração dos pernambucanos, que entenderam a nossa mensagem e adotaram medidas de proteção e de isolamento. Então, essa possibilidade de reabertura que vislumbramos hoje é também um reflexo direto desse trabalho que todos nós fizemos ao longo desse período, que envolveu a vigilância da doença, desde o início da pandemia, e também o maior esforço da abertura de novos leitos da história do nosso Estado. Ao longo dos próximos dias, novos leitos serão abertos pela Prefeitura do Recife e também pelo Estado (Brites de Albuquerque, em Olinda; Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru; e Dom Moura, em Garanhuns”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

ATENDE EM CASA – Mais 85.006 pessoas passaram a ser beneficiadas nesta sexta-feira (05.06) pelo Atende em Casa, aplicativo que repassa recomendações para usuários que estejam apresentando sintomas gripais. Entraram no circuito os municípios de Itambé e Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, e Machados, no Agreste. Com as novas inclusões, a tecnologia já atende 161 municípios pernambucanos, beneficiando mais de 8,8 milhões de pessoas – o que equivale a 92,9% da população total do Estado.

A I (20 municípios), V (21), VI (13), VIII (7), IX (11), X (12) e XI (10) Geres já são atendidas em sua totalidade pela tecnologia, uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife.

O Atende em Casa passa orientações para a população com sintomas gripais que busca o serviço on-line, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 76,7 mil usuários cadastrados. Ao todo, após teleorientação, mais de 9 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15,6 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de
plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Baixe, aqui, o documento completo:

FONTE: SES/PE